sábado, 31 de maio de 2008

Para quem gosta de chucrute

O castelo de contos-de-fadas Neuschwanstein fica a duas horas de trem de Munique. (OBS: A Renata é a verdadeira autora desse artigo muito bacana, que foi postado com meu nome por engano!!!)

Estou me setindo em casa desde que chegamos em Munique, capital do estado de Bavaria, cercada de "sauerkraut" (chucrute) e, claro, muito salsichão (ou lingüiça, como é chamado no resto do Brasil). Mas Munique é conhecida mesmo por sua cerveja. A cidade possui dezenas de "biergarten", ou seja, jardins cheios de mesas onde a cerveja é servida na quantidade mínima de 500 ml. Aprendemos até mesmo como segurar o enorme copo de vidro quando nos aventurarmos em quantidades para os mais experientes: um litro ou dois. Afinal, trata-se praticamente de um exercício de alterofilismo.

Entretanto, quem não curte muito a culinária típica da Bavaria, uma opção de passeio é o castelo Neuschwanstein, idealizado pelo excêntrico Ludwig II da Bavaria. O cara elaborou cada ala do lugar com diferentes temas das óperas compostas pelo seu amigo pessoal Wilhelm Richard Wagner. No seu quarto, por exemplo, encontram-se pinturas de Tristão e Isolda, logo ao lado da sua impressionante cama, que reproduz a torre de uma catedral (que levou quatro anos para ser concluída). Mas Ludwig II viveu pouco no seu sonho de consumo e somente um terço da decoração do castelo foi concluída. Seu corpo foi encontrado em um lago em Munique (a cerca de 2 horas de trem do castelo). A morte desse monarca é um dos grandes mistérios da Bavaria.

DICA IMPORTANTE!
Uma boa dica para conhecer o castelo é formar um grupo de até cinco pessoas e comprar um ticket chamado de Bahn, por algo em torno de 27 euros (ida e volta) para o grupo todo. Com o ticket em mãos você ainda consegue pegar um ônibus da estação em Füssen até o centro de informações turísticas do castelo. Mas ele vale pelo dia inteiro, sem limite de trajetos. Vale a pena, já que o preço individual do trajeto é de normalmente 15 euros por cabeça.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial