domingo, 8 de junho de 2008

Kit básico do mochileiro

Já comentei nesse blog as dificuldades de se montar uma mochila para quem está fazendo uma longa viagem como a nossa, ou até mesmo de alguns semanas. Por isso, resolvemos listar alguns ítens que descobrimos serem essenciais na mochila do viajante independentemente do nível: básico, intermediário ou avançado. Segue:

1. Havaianas
Esse item é básico e custa uns 30 euros na Europa. Melhor trazer as suas do Brasil. Se você pensa em economizar ficando hospedado em hostels, ele será muito útil quando os banheiros estiverem encharcados.

2. Toalha sintética
Em lojas especializadas para mochileiros é possível encontrar um tipo de toalha minúscula (Tek Towel) que é capaz de secar você inteirinho. O melhor: é leve e seca bem rápido.

3. Tampões de ouvido e tapa-olhos
Alguns albergues podem ser bem barulhentos. Especialmente quando você for dividir o espaço com mais de quatro pessoas (se alguém ronca, então, que desespero!). Além disso, alguns albergues não possuem cortinas nas janelas.

4. Porta produtos de higiene pessoal (Necessaire do mochileiro)
Encontramos em uma loja especializada para mochileiros um tipo de bolsa dobrável e com gancho para pendurar. Cabe sabonete, shampoo, escovas e pastas de dentes e outras coisas para higiene pessoal. Outro item útil quando o chão do banheiro está encharcado.

5. Garrafa-de-água (ou cantil)
Meio litro de cerveja pode custar mais barato que meio litro de água na Europa. Sendo assim, carregue sempre uma garrafa de água e vá enchendo toda vez que encontrar uma torneira ou bica pública com água potável.

6. Álcool em gel e forro descartável para vaso sanitário
Mulheres sofrem nos banheiros públicos. E não pense que banheiro sujo só se encontra no “Terceiro Mundo”. Por isso, leve na bolsa um potinho de álcool líquido para dar aquela “limpada” no vaso. Lenço umedecido também quebra um galho. Forros descartáveis também podem salvar a pátria na hora do número 2.

7. Adaptador universal de tomadas
Além da diversidade de línguas, existe uma infinidade de tipos de saída de energia pelo mundo a fora. Se você está levando secador de cabelo, barbeador, máquina digital ou computador é bom encontrar um adaptador universal de tomadas.

8. Anticoncepcional (para as mulheres, claro!)
Pela Europa é difícil encontrar anticoncepcional em farmácia. Só com prescrição médica. Por isso, é legal levar pílula na quantidade necessária para o tempo de viagem. Já camisinha é mais fácil de encontrar.

9. Cadeado(s)
Leve um (ou dois, no mínimo) bom cadeado quando for ficar hospedado em um albergue. Nem todos possuem lockers com chave, embora quase todos possuam armários para guardar suas tralhas enquanto estiver hospedado ou depois de fazer o check-out.

10. Despertador
No dia seguinte de muita caminhada pela cidade ou depois de uma balada, fica difícil de acordar. Leve algum tipo de despertador para pegar o café da manhã do albergue, quando estiver incluso no preço, é claro!

Se lembrarmos de mais ítens no caminho, vamos incluindo nesse post.

2 Comentários:

Blogger TKD UCS disse...

Maaaaassa!

6 de maio de 2009 às 00:56  
Blogger H potter disse...

Pô, valeu caras. Mas acho que tem muita coisa faltando ainda...

1 de junho de 2010 às 12:08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial