quarta-feira, 23 de julho de 2008

"No flash, please!"

Se você é o tipo de pessoa que gosta de visitar museus, saiba que diferentemente dos poucos e pequenos museus brasileiros, em muitos países com tradição nesta área é permitido tirar fotos das obras de arte. Um prêmio para apreciadores de arte e cultura, além dos fotografos profissionais e designers, que podem obter imagens para seus projetos. Certamente a frase que mais ouvimos nesses lugares sai da boca dos muitos fiscais: "no flash, please!". Embora eu não saiba muito sobre o assunto do ponto de vista técnico, aparentemente a luz emitida pelos flashes das máquinas causa danos especialmente em pinturas, acelerando o processo de oxidação das peças. Digo, todo tipo de luz causa danos às obras, ou seja, mesmo as luzes que iluminam as salas dos museus. A questão por traz desse tipo de cuidado reside na preservação de um patrimônio. Razoável! Obviamente, há museus que não levam essa regra tão rigorosamente e permitem fotos com flash.

No entanto, a consciência quanto a conservação das obras de arte não deve ser a única idéia em mente dos visitantes de museus. Do ponto de vista da qualidade da imagem produzida por amadores, o flash é sempre um aspecto negativo em termos de resultado. No caso de fotografos profissionais, dentro de ambientes muito específicos como, por exemplo, estúdios, é possível utilizar equipamentos para produzir uma iluminação adequada que permita captar uma imagem com o máximo de fidelidade em relação às cores originais. Portanto, aqui vão algumas idéias para você tirar o máximo de sua poderosa câmera digital, que ao contário das antiquadas máquina analógicas (com filme!), pode ajudá-lo e muito na produção de melhores imagens amadoras:

1. DESATIVE O FLASH: Em geral, as máquinas digitais tem várias opções de configuração: automática, retrato, paisagem etc. Uma vez que você está num ambiente fechado, a maquina fará uma leitura da iluminação e na maior parte desses casos o flash será ativado automaticamente para corrigir a falta de luz. No entanto, se você desativar o flash, as máquinas digitais encontrarão outros meios de corrigir a falta de iluminação adequada aumentando o tempo de exposição ou a sensibilidade do ISO. Nesse caso, faça um esforço para segurar a máquina o mais firme possível, evitando que a foto saia tremida ou distorcida. Você logo sentirá o efeito nas cores mais agradáveis da imagem e, em muitos casos, a ausência de reflexos normalmente causados pelo uso do flash.

2. USE TRIPÉ: Ok, esta não uma dica muito prática e, em alguns museus, a entrada de um tripé será proibida. De qualquer maneira, há tripés levíssimos e de todos os tamanhos disponíveis no mercado. Com o uso de um tripé, não será preciso aumentar a sensibilidade do ISO. Isso significa uma foto com menos granulação. O tempo de exposição, responsável pelas fotos tremidas, nesse caso será seu grande aliado.

3. ENQUADRAMENTO: Para que a sua foto fique bacana, procure um enquadramento menos conservador. Ao invés que tirar uma foto nos limites da moldura, busque um (ou vários) detalhe da obra que lhe agrade.

4. ÂNGULO: Na maioria das vezes as obras de arte são expostas no nível ou acima da altura dos olhos. Use a distância para regular o ângulo da foto. Quanto mais próximo da obra, maior será a perspectiva, distorcendo a imagem. Isso nem sempre é possível. Porém há outras alternativas como fazer closes ou erguer a máquina sobre a cabeça, diminuindo a diferença de ângulo. Muitas máquinas digitais são equipadas com visores maleáveis. Se for o seu caso, faça uso desse bom recurso.

5. ZOOM: Sempre uma boa alternativa para ajudar no enquadramento, o zoom também pode desempenhar o papel de vilão. Para que isso não aconteça, procure usar apenas o zoom analógico. Embora o zoom digital permita uma aproximação maior, o resultado final será uma grave distorção na qualidade final da imagem. Na tela da máquina pode até parecer ok, mas na tela do computador ou numa possível impressão... pode ser um decepção.

6. EVITE O GRANDE PÚBLICO: Se possível, organize sua visita aos museus em dias e horários menos freqüentados: pela manhã em dias da semana. Se você quer tirar boas fotos, precisará de tempo e espaço. Coisa difícil de descolar num domingo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial