quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Somos todos gaúchos


A rica culinária gaúcha do Uruguai se concentra no Mercado do Porto. A Parrillada é o prato mais tradional e a preferência dos carnívoros.


Muita carne, chimarrão e amor pelas tradições. Me senti em casa nos cinco dias que passamos no Uruguai. A capital do país, Montevidéu, parece um pedacinho de Porto Alegre. A essência do gaúcho paira sobre os uruguaios. Assim como o cheiro de carne dos famosos assados, como no belo Mercado do Porto. Os uruguaios possuem duas paixões que são facilmente encontradas nas calles: o mate e o flerte.

No caso do mate, uruguaios carregam a térmica e a cuia debaixo do braço por todo lugar que andam. Até mesmo no ambiente de trabalho. Uma amiga uruguaia que trabalha em uma empresa norte-americana contou que há uma regra que proíbe que seus funcionários comam ou bebam qualquer coisa durante o horário de trabalho. A regra, é óbvio, não funcionou no Uruguai. Já o flerte é o esporte nacional no país. Basta sentar por alguns minutos nos diversos restaurantes ao ar livre em Montevidéu para perceber. Eles olham todas, todas mesmo. Basta ser mulher para ser admirada pela frente, e é claro, pelos fundos. Pronto, algo mais que temos em comum com os uruguaios: a preferência nacional por aqui também é o bumbum.

Leia também:
Uruguai: um pequeno grande país

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial