sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Uma breve parada no sul do Brasil...

Nada como descansar um pouco no Brasil, nosso adorado país, e aproveitar para colocar a cabeça no lugar e o resto do corpo em dia. O lado ruim é voltar a assistir o noticiário: bicho, como tem gente corrupta nessa terra! Tá loco! É uma tristeza ver um país tão rico, tão lindo, tão auto-suficiente perecer na mão de gente tão "do mal". Enfim, dessa vez estamos fazendo uma parada no Rio Grande do Sul, em Três Coroas, uma adorável cidade a cerca de 20 km de Gramado, onde moram os pais da Renata. Aliás, embora essa região não seja muito interessante no verão, o inverno aqui bomba, pois é certamente uma das regiões mais lindas do país nessa época. A vantagem de visitar essas bandas de carro é poder passear pelas diversas rotas turísticas como, por exemplo, a Rota Romântica. Uma visão deslumbrante e que faz bonito frente a algumas das mais belas paisagens européias.

Um bom churrasco... A cozinha gaúcha é uma delícia, mas sem sombras de dúvida o churrasco é o prato mais internacional da culinária campeira. Esse aí é de cordeiro.

Gramado, por sua vez, nem precisa de muita propaganda. A cidade é uma jóia na coroa gaúcha e, certamente, dona das melhores receitas de chocolate do país. Uma delícia impossível de resistir. Mas a região da serra gaúcha como um todo é um encanto. A lista de cidades que merecem uma visita vai longe: Canela, Nova Petrópolis, Ivoti, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi etc. etc. etc., de preferência durante algum festival local. Eu, como um bom paranaense, me sinto privilegiado de ter me apaixonado e casado com uma gaúcha daqui, e ainda por cima poder curtir o melhor dessa terra pelo menos uma vez por ano. Nada como passear pela região dos vinhedos, visitar algumas das inúmeras vinículas e tomar algumas amostras dos melhores vinhos e espumantes fabricados no país. A cozinha gaúcha, aliás, é muito rica e marcante. Talvez em nenhum outro lugar do mundo é possível comer comida alemã tão saborosa, nem na Alemanha! Bom, a cozinha italiana então dispensa comentários! Hummm! Porém, nada como a marca registrada da culinária campeira: o churrasco, talvez um dos pratos mais internacionais do Brasil.

Sempre que vamos ao Rio Grande do Sul, Porto Alegre é uma visita mais do que obrigatória. Primeiro, pelo nossos amigos. Segundo, pela atmosfera única dessa cidade grande com áres de interior. Difícil explicar Poa (como os gaúchos adoram chamar a sua capital) em poucas palavras. Ao mesmo tempo que é uma cidade sofisticada -- cheia de opções para apreciadores arte, literatura, cinema e vida notura --, exemplarmente politizada e liberal, é também um foco do conservadorismo no país. Resumindo, Porto Alegre é uma delícia de cidade com ótimas cenas como a Usina do Gasômetro, o pôr-do-sol no Guaíba, o Mercado Municipal, diversos prédios históricos e bucólicos bairros residenciais.

E um bom chimarrão... Hábito compartilhado com argentinos e uruguaios, não pode faltar, faça frio, faça calor. Bom remédio para digestão de uma dieta à base de muita carne.

Como nem tudo pode ser perfeito, o litoral gaúcho é uma decepção. Totalmente dispensável, se você não é gaúcho ou casado com uma gaúcha :). Entretanto, há ainda no Estado outras excelentes opções de turismo como a região das Missões, os Pampas, Pelotas -- que nos tempos do lendário Bento Gonçalves foi umas das cidades mais ricas do país graças a produção de charque -- e a famosa cidade de Chuí, ponto mais extremo ao sul do Brasil e que ganhou fama nacional através expressão "do Oiapoque ao Chuí". Ah, não poderia esquecer outro motivo por que o Rio Grande do Sul também é famoso: as beldades gaúchas! Maluco, não te disseram que a Gisele Bündchen nasceu por essas bandas?

1 Comentários:

Blogger Igor F. Melo disse...

E tem churrasco melhor que o do gaúcho??
hahahahhahahah
Saudades do Brasil! =)

Parabéns vcs dois pelo site!
Grande abraço!

30 de janeiro de 2009 às 18:37  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial