domingo, 22 de fevereiro de 2009

Uruguai: um pequeno grande país

Esquecido no cenário internacional graças ao gigantismo de seus vizinhos Brasil e Argentina, a antiga Província Cisplatina leva brasileiros e argentinos "na flauta", com uma diplomacia impecável e histórica. Território brasileiro de 1822 a 1828, quando conquistou sua independência do então império, ainda hoje os uruguaios mantêm uma relação extremamente amistosa com a gente. Sempre cordiais, não é nada raro encontrar uruguaios falando excelente português, muito embora a grande maioria nos entenda com muita facilidade. Apesar de se orgulharem da maior conquista futebolística de sua história nos derrotando na Copa de 1950, esses diplomáticos gaúchos nunca são levianos ou jocosos ao relembrar esse feito. Também não perdem uma oportunidade sequer de se desmancharem em elogios às brasileiras! Se tivesse apenas uma palavra para definir os uruguaios, sem dúvida os descreveria como "bon vivants": sabem desfrutar os prazeres de uma vida sem grandes preocupações ou ambições, o que sem dúvida faz de uma visita ao seu país uma experiência muito agradável. Nesta oportunidade visitamos a bela e pequena capital Montevidéu e a histórica Colônia do Sacramento, deixando para trás Punta del Este, talvez o destino turístico mais freqüente dos brasileiros. Certamente não faltarão oportunidades de retornar!

Montevidéu é uma cidade muito compacta, agradável e segura. Um fim de semana longo é mais do que suficiente para cobrir as principais atrações turísticas ou desfrutar a culinária local: o tradicional "asado", uma saborosa variedade do nosso churrasco. Felizmente, boa carne de vaca e bom vinho são artigos abundantes por lá. Um paraíso para os carnívoros! Logo no dia em que chegamos de uma viagem de cerca de 12 horas Porto Alegre, só tivemos tempo para nos acomodar e logo saímos para aproveitar um lindo dia de sol e céu azul. É muito fácil se guiar pela cidade, então decidimos pegar um ônibus. No mesma parada, dois sujeitos carregando sanfona e violão resolveram tomar o mesmo ônibus lotado! Passaram por nós se expremendo entre as pessoas e, para nossa surpresa, começaram a tocar e a cantar bem no meio do ônibus, em frente a uma das portas de saída. Muitos civilizados, os uruguaios sequer se incomodaram e se viravam sem cerimônia para saltar do lotação quando chegavam aos seus destinos! A nossa adrelina àquela altura estava tão à flor-da-pele que começamos a rir, nos desfazendo do disfarce de habitantes locais. E a música era boa, divertida, pra cima! Claro que tivemos que dar uma contribuição aos artistas.

Saltamos praticamente no último ponto, já na cidade velha, e seguimos para o Mercado do Porto para comer uma bela picanha com salada -- como sempre digo, arroz a gente come em casa! Alimentados e um pouco desnorteados pelo vinho, saímos andando a esmo pelo pitoresco e fotogênico centro de Montevidéu. Sem dúvidas, o Uruguai pode ser um bom ponto de partida para uma viagem pela América do Sul, uma interessante introdução, ao lado da Argentina, à América hispânica. Na capital uruguaia ficamos hospedados com amigos que fizemos em Lisboa. Conhecer gente local sempre potencializa uma viagem, embora não signifique necessariamente economia, já que a gente acaba sempre saindo para comer, beber e socializar. No domingo, com o sol à pino, decidimos visitar uma das deliciosa, mas geladas, praias uruguais. Vários ônibus saem da capital para as praias mais próximas -- uma espécie de balneário desfrurado pelos uruguaios a cerca de 60 quilômetros de Montevidéu.

Seguimos, então, para a bela e pequena cidade histórica de Colônia do Sacramento, a cerca de três horas da capital, onde também é possível tomar um ferry para Buenos Aires. Foco da resistência portuguesa na briga por esse pedaço de chão do novo mundo, a fotogênica cidade preserva muito da história e da arquitetura dessa época e pode ser muito bem explorada em um ou dois dias. Por lá é fundamental experimentar a parrillada, o prato típico da região: uma mistura de carne de vaca, frango, linguiça e morcilha. Evidentemente, regado a vinho tinto local (bom e barato)! Quem, como nós, opta por visitar o Uruguai antes de seguir para a Argentina visitar Colônia é uma boa pedida. A cidade parece seguir num ritmo muito abaixo do resto do planeta, o que certamente não favoreceu os jesuítas em sua resistência contra a coroa espanhola mas que ajudou a preservar um dos sítios históricos dessa região. Equipada com bons albergues e hotéis, Colônia do Sacramento proporciona aos turistas uma viagem num tempo nem tão longínquo e me leva a refletir: já que barramos a gana separatista de Bento Gonçalves, porque não estendemos esse esforço para um pouco mais perto do Rio da Prata? Assim, hoje o Uruguai seria o 28° estado brasileiro e já seríamos hexacampeões do mundo.